terça-feira, 11 de novembro de 2008

Filme " O Primo Basílio"

Este filme trabalhado em sala de aula, tem por objetivo mostrar algumas características do Realismo/Naturalismo. Escola literária que mostra uma visão especial do ser humano, na sua plenitude.

Características.
Objetividade
é a crítica do Homem,(...)para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.(...)É não simplesmente o expor (o real) minudente, trivial, fotográfico,(...)mas sim partir dele para a análise do Homem e sociedade. " Caso do adultério "
Materialismo – A literatura passa a exibir uma visão materialista da vida, do homem e da sociedade, negando a relação com Deus. " Caso da empregada que faz chantagem, objetivando lucros"
Determinismo – O Naturalismo constrói personagens cuja conduta obedece a três variáveis: a hereditariedade (que explica as tendências, os caracteres e as patologias), o meio (capaz de determinar o comportamento) e o momento histórico (responsável pelas ideologias). "O comportamento de Luísa é influenciado por sua amiga"
Problemas Patológicos– A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade: homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultério, racismo, prostituição. " O filme mostra as doenças sociais, O Paraíso é um prostíbulo, o adultério de Luísa, a ganancia da empregada".
A nudez dos personagens é retratada com grande detalhe, natural, instintivo, meio animalesca, caracterísca pertencente ao Realismo.

Bom Filme!
Alguns sites afins:http://www.interfilmes.com/filme_16659_Primo.Basilio-(Primo.Basilio).html
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Primo_Bas%C3%ADlio
http://cinema2007.wordpress.com/2007/11/09/primo-basilio/